24/04/2017 16:33:55 - Atualizado em 24/04/2017 18:01:50 por VerÔnica mattos


FLA E FLU DECIDEM MAIS UM CARIOCA

 

E o pior campeonato estadual chega a sua reta final, no próximo domingo (30/04), Flamengo e Fluminense começam a decidir o título do Carioca pela 12ª vez. A competição este ano teve um regulamento confuso que deixou muitos torcedores sem entender o formato. Claro que isso não tira o mérito das duas equipes, que chegaram até a final por conta do bom desempenho apresentado dentro de campo e que seguiram o regulamento aplicado pela FERJ e aprovado por todos os clubes que participaram da competição durante o arbitral.
 
Não entendo, porque esta entidade realiza competições com regras tão confusas. Cada ano que passa o campeonato fica mais complicado e menos interessante para o torcedor. Prova disso são os estádios vazios, como aconteceu no jogo da final da Taça Rio entre Botafogo e Vasco, título que não valeu de nada e por isso pouco mais de 20 mil pessoas compareceram ao estádio Nilton Santos.
 
As regras do carioca prejudicam as equipes pequenas, e lógico favorecem os grandes. Começando pela seletiva que reuniu quatro equipes numa disputa por duas vagas na elite do Carioca – dois times que subiram no da Série B de 2016 e os dois que ficaram acima dos últimos colocados na Série A do ano passado. Essas são algumas das aberrações criadas pela FERJ, que a cada ano se supera e estraga ainda mais o estadual.
 
Mas apesar de toda desorganização da federação os dois jogos desta final prometem muita emoção, até porque são os dois maiores campeões do torneio – Flamengo com 33 conquistas e Fluminense com 31 - que estarão na disputa de mais um título. Serão dois jogos sem critérios de vantagem.
 
O “Clássico das Multidões” têm muita história e é considerado por especialistas em futebol e por grande parte da mídia esportiva como um dos clássicos mais charmosos do mundo. O Fla-Flu detém o recorde mundial de público de partidas entre clubes: 194.603 espectadores, na final do Campeonato Carioca de 1963, vencido pelo Flamengo após um empate sem gols.
 
Como falei no inicio esta será a 12ª vez que as duas equipes vão decidir o carioca. E nas onze oportunidades que duelaram, quem levou a melhor foi o tricolor com oito vitórias: 1919, 1936, 1941, 1969, 1973, 1983, 1984 e 1995. O Flamengo ganhou do Flu em três ocasiões (1963, 1972 e 1991). Honestamente difícil saber quem poderá levar a melhor desta vez. As duas equipes se mostraram muito equilibradas durante a campeonato e em clássico tudo pode acontecer.

Só espero que o bom futebol seja destaque e não a péssima arbitragem.