09/01/2018 08:40:42 - Atualizado em 09/01/2018 08:43:26 por VerÔnica mattos


A melhor hidratação no verão

  Reprodução

Na água de coco também é encontrada vitaminas do complexo B, vitamina C e presença de aminoácidos formadores de massa muscular

Com aumento da temperatura do ambiente e o dispêndio de energia das atividades físicas musculares há uma maior produção da temperatura corporal, resultando numa perda de líquido que é dissipado pelo suor, necessitando o organismo de uma hidratação rápida para que se evite a desidratação.

Muitas vezes o desempenho físico é prejudicado pela desidratação mesmo quando essa é considerada leve ou moderada. Com 1 a 2% de desidratação já é notada pelo aumento da temperatura corporal e, essa se agrava à medida que essa desidratação acentua-se.

Para isso é necessário um bom repositor hidroeletrolítico para que essa reposição seja feita rapidamente. Vários pesquisadores têm buscado alternativas naturais para essa reposição, com alternativa de evitar os produtos industrializados. 

A água de coco vem ganhando destaque como bebida hidroeletrolítica barata, natural e eficaz podendo ser consumida em todas as idades.

Segundo estudo de Costa et al., a água de coco é composta por açúcar, minerais, substâncias nitrogenadas, gorduras e algumas vitaminas, mas a concentração mais acentuada é de potássio, magnésio e cálcio. Sua indicação para hidratação também se dá pelo fato de apresentar uma densidade semelhante ao plasma sanguíneo e pH favorável. 

Na água de coco também é encontrada vitaminas do complexo B, vitamina C e presença de aminoácidos formadores de massa muscular.

Se durante a atividade física ocorrer qualquer desidratação já coloca o exercício físico em grau de estresse, levando alterações fisiológicas e um desempenho físico prejudicado, trazendo risco à saúde já que o indivíduo não percebe essas pequenas variações da desidratação.

Nutricionalmente o melhor repositor hidroeletrolítico é a água de coco. Faça você uso de água de coco após suas atividades físicas nesse verão, e mantenha o bom desempenho físico.