20/12/2017 10:15:57 - Atualizado em 20/12/2017 10:19:36 por VerÔnica mattos


Dica para a ceia de Natal

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Em quase todas as comemorações sempre são marcadas por diversos pratos típicos, e a festa natalina não é muito diferente das demais comemorações. 

A família se reúne em um só espírito! Quando é chegada à hora da refeição nos deparamos com uma mesa linda e farta de comidas e bebidas. Porém nem sempre essa famosa ceia natalina nos faz tão bem assim, ao término do Natal ficamos com sentimento de culpa ou mal-estar físico por ter ultrapassado nossos limites comendo um excesso de comida e um exagero nas bebidas.

Já é considerada uma tradicional cultura de não passarmos o Natal sem aquela salada de acompanhamento ao prato principal: a linda e famosa maionese. Está presente na mesa de quase toda família, cheia de caloria, sódio e conservantes que nos faz passar horas ou dias para terminarmos a sua digestão.

Como passar um lindo Natal sem sentimento de culpa ou sem exagerar nas calorias e nos aditivos alimentares? A nutrição funcional está sempre pronta para mostrar que comida boa é aquela que nos alegra nos faz sentir bem-estar com nosso organismo, deixando pelo caminho nutriente que oferece vida celular. 

Para abrilhantar ainda mais sua comemoração sugiro uma receita de maionese para todos vocês que gostam de uma comida boa, cheia de magnésio, cobre, triptofano, aminoácido, substância com ação vasodilatadora que auxilia na pressão arterial. Rica em fotoquímicos e fitoesterois que têm ação anticancerígena e com uma gordura monoinsaturada que ajuda a diminuir o excesso de glicose e colesterol por ser anti-inflamatória.

Ingredientes:

01 xícara de chá de castanha de caju crua e sem sal deixada de molho em água filtrada de um dia para outro, 1 xícara de chá de água filtrada suficiente para bater as castanhas, 3 colheres de  sopa de azeite extra virgem, 10 ml suco de limão espremido, 2 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico, sal a gosto, 1 dente de alho pequeno e 1 colher de sopa rasa de cúrcuma (açafrão)

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, acrescente aos poucos a xícara de água filtrada (o segredo é controlar a quantidade de água para que as castanhas não fiquem líquida de mais).
Em seguida misture esse creme na salada de sua preferência: cenoura ralada com repolho roxo picado, maçã em cubos, salsinha fresca picada, frango desfiado e, decore com alface ou couve-de-bruxelas.